quarta-feira, 29 de agosto de 2018

O medo do parto

Há dois anos estava grávida da Mel. Foi a minha primeira gravidez e tudo era uma novidade. As consultas, as aulas de preparação para o parto, os pontapés, o corpo a mudar, as idas às compras para o enxoval. Estava ansiosa para conhecer o bebé que aí vinha mas também queria gozar o estado de graça ao máximo.

Lembro-me de ver vídeos de partos no youtube (e de chorar muito), de estar super atenta nas aulas e de tirar muitas dúvidas com uma das minhas melhores amigas que é enfermeira parteira. Fui a várias palestras para grávidas e estava sem dúvida curiosa relativamente ao parto. Queria que fosse o mais natural possível e não tencionava escolher a famosa epidural. Lembro-me das minhas cunhadas se rirem quando lhes dizia isso, pois segundo elas eu não fazia ideia do bom que era! A meu ver seria uma tortura espetarem-me uma agulha nas costas, por maior sensação de alivio que pudesse trazer a seguir. A verdade é que ao fim de horas de contrações e dor eu só implorava por ela. Quando finalmente a pude tomar foi “peanuts”. Como contei aqui e também aqui, não tive o melhor parto do mundo. Não foi terrível mas estive mais de 36 horas no hospital, desde que me rebentaram as águas. Entrei às 5h da manhã e só quando passei para a sala de partos, à meia noite seguinte, é que pude ter o Mr. Right ao meu lado. Essas horas sozinhas foram o mais difícil. Estava assustada, sem ninguém para me segurar a mão e tinha muitas dores. Quando tomei a epidural pensei que o mal já tinha passado mas a verdade é que a Mel não queria sair do quentinho e só passadas mais 18 horas é que nasceu. Nessa altura já eu sentia tudo até à ponta das entranhas e por isso posso dizer que tive o parto natural que sempre teimei que queria ter (karma is a b*tch).

Exatamente dois anos depois, estou grávida novamente e prestes a ter o meu bebé. Desta vez tenho muito mais receio do parto. Confesso que estou com medo. Há dois anos não fazia ideia do que iria passar, agora já sei para o que vou. E não tive a melhor experiência do mundo da primeira vez. Muitos me tranquilizam e dizem que no segundo filho as coisas são melhores, o corpo está diferente e mais preparado... mas não é regra, certo? Tudo pode acontecer e, apesar de achar que umas horas ou até dias de sofrimento não são nada comparados com uma vida inteira ao lado dos nossos miúdos, a verdade é que estou com medo. Tenho medo de ter novamente um parto induzido e de ter que estar horas a fio sozinha, na sala das expectantes. Tenho medo das dores que senti e fico com um nervoso miudonho ao pensar que vai acontecer tudo outra vez. Agora que estou na reta final e sei o que me espera - sem tretas - estou nervosa. Sei que, no final, vai correr tudo bem e que em breve terei um bebé nos braços mas nem todo o amor que sinto me sossega o coração.

Rita

Sessão de maternidade com Contam'Estórias Fotografia ❤



3 comentários:

  1. Sei bem o que isso e... tenho 2 filhos com 22 meses de diferença e senti exactamente o mesmo. Adoptei a tecnica de nao pensar no parto ate ao dia e resultou. No dia estava em panico ate pedi a minha mae para rezar.. hehehe... o que fiz.. mal tive 3 dedos de dilatacao pedi a epidural, nso tinha ponta de dor, mas sabia que em algum momento ela viria... azar ou nao.. quando fui para a sala de partos levar a epidural deu me a primeira contracao a serio.. e dez minutos depois tinha a mais nova nos bracos hihihi.. sem ter dado tempo da epidural fazer efeito mad muito muito rapido ao contrario do meu primeiro filho. por isso forca e nao vale fechar as pernas como eu fiz.. como ne disseram " ohhh mae... ela tem que nascer" hehehe muitas felicidades e um parto feliz. ps. desculpa a falta de acentos mas nao sei porque nao sao aceites.

    ResponderEliminar
  2. Estou exatamente na mesma situação, mas ao contrário. Um parto fabuloso da primeira vez e agora tenho medo que seja exatamente o oposto, visto que vou ter num hospital adepto do parto natural. Tenho medo de não ser capaz!

    ResponderEliminar
  3. Olá mamã. passei por dois partos. o primeiro foi novidade só queria ter a minha menina nos meus braços. a verdade é que também não tive a melhor experiěncia, foram 36 h em trabalho de parto sem epidural. passados 4 anos estava gravida novamente, uma benção, mas tinha muito medo do parto, na verdade no dia do parto não queria lá ficar, mas tinha de ser, embora estivesse cheia de medo.
    a verdade é que o segundo foi completamente diferente do primeiro parto. nem deu tempo de o pai chegar ã sala de espera.
    por isso mamã, é o que tiver de ser, vá com calma e tente nao ficar nervosa isso vai ajudar concerteza
    um beijinho e uma boa horinha

    ResponderEliminar