quarta-feira, 16 de agosto de 2017

O Chá de Bebé - Dicas e Ideias

No ano passado por esta altura fiz o meu Chá de Bebé. Era verão e eu estava grávida de oito meses. Quis juntar um grupo de meninas, familiares e amigas, e celebrar o bebé que vinha a caminho. Depois lá para meio da festa chegou o Mr. Right, assim como intruso, para abrirmos os presentes e cortarmos o bolo. Vou contar-vos aqui como tratei de todos os pormenores, desde a escolha do espaço à decoração, das brincadeiras aos comes e bebes. 



O Espaço

Esta foi difícil. Pensei no parque da cidade mas como estavamos em pleno mês de Agosto queria algo mais reservado onde pudessemos estar mais à vontade... Mudei o local do Chá de Bebé umas três vezes porque os responsáveis pelos espaços me davam negas quando já tinha tudo previsto e organizado. Lembro-me de chorar no ombro do Mr. Right cada vez que isso acontecia (ah, hormonas de grávida!) No final, aluguei no AirBnb uma casa com um espaço exterior muito bonito com relvado e tanque de banhos. Para estarmos todas no convívio e a apanhar sol, com mantas e biquinis.


A Decoração

Decidi logo desde o princípio que não ia gastar dinheiro com empresas de planeamento de eventos. Estava de baixa e tinha bastante tempo livre e, mais do que isso, queria ser eu a fazer tudo com amor (até gosto destas coisas). Escolhi as cores amarelo e cinzento porque não sabíamos se seria menino ou menina - surpresa! - e também o Elefante como tema principal. Vi várias ideias no Pinterest para me inspirar e pus mãos à obra. Criei atrás da mesa um estendal com roupinhas de bebé (que já tinha), apenas tive o cuidado de seleccionar peças que se enquadrassem com a palete de cores. Comprei a corda e molinhas de madeira. 


Quanto à mesa, fiz no computador (usei o Photoshop mas também podem usar o Word) as etiquetas com os nomes dos comes e bebes e levei a uma gráfica para imprimir. Cada etiqueta tinha frente e verso e no meio coloquei palitos de madeira compridos (aqueles para espetadas que encontram nas lojas dos chineses, supermercados...). Fiz também um Bolo de Fraldas, uma das peças centrais da mesa. 


Sei que também existem à venda, mas quis ser eu a fazer o meu. Foram as primeiras fraldas que comprei. Tratei de arranjar cartão para a base, elásticos, fita amarela e umas flores secas para decorar. Podem ver como fazer o Bolo de Fraldas aqui


A Comida e Bebida

Escolhi opões doces e salgadas. Fiz rolinhos de fiambre e queijo e depois deixei praticamente tudo o resto ao cuidado do Intervalo Café (não tenho grande jeito para preparar estas comidinhas todas). Encomendei miniaturas de lanches, bolinhos de bacalhau, croquetes de carne e empadas de frango. 


Fizeram também mini quiches veggies para as amigas vegetarianas - e que boas que estavam! 



E ficaram encarregues de alguns dos doces. Fizeram o lindo bolo do Chá de Bebé, folhadinhos de chocolate e umas bolachas personalizadas com o tema do elefante. 


Ainda guardo o elefante de recordação :)
Foi feito num material não comestível e levado ao forno para não se estragar.

Já eu fiz umas espetadinhas de fruta e uma mousse de limão. Para beber levei águas, umas Somersby bem fresquinhas - pus lá num balde com gelo - e fiz ainda uma laranjada e uma sangria.

Os Jogos e Brincadeiras 

O convívio também foi muito giro e passámos a tarde a fazer jogos. Comprei prendinhas para oferecer como prémio às vencedoras para tornar a coisa mais divertida (ex. cremes para o corpo, cadernos de notas, caixas de bombons). Jogámos o jogo da Prova Cega, em que cada participante tinha que provar diferentes papas para bebé e adivinhar os ingredientes. Quem soubesse mais ganhava. É tão engraçado ver como o nosso paladar é traiçoeiro, ahah.

Tirei os rótulos mas apontei os ingredientes 
por baixo das tampas para não me esquecer. 
Escolhi papas com três ingredientes no máximo, 
também não sou mázinha!!

Jogámos o Jogo do ABC onde tinham uma folha com iniciais do A ao Z e tinham que preenchê-la com artigos de puericultura. A mais rápida a preencher ganhava. 

O Mr. Right como júri a avaliar as respostas.

Jogámos o Jogo da Corda em que cada uma pegava no novelo e cortava o comprimento de corda que achava o certo para dar a volta à minha barriga de grávida - sem chegar perto de mim! A que tivesse a corda com a medida mais aproximada ganhava. Ainda guardo a corda vencedora (a minha irmã acertou na mouche), é uma maneira gira de guardarmos de recordação o tamanho da nossa barriguinha de grávida :)


Depois fizemos várias brincadeiras. Pedi a todas que escrevessem/desenhassem na minha barriga. Fizemos sessões fotográficas muito giras e de certeza que a Mel sentiu o carinho de todas! Também levei um caderno e pedi que desenhassem o nosso bebé, fosse menino ou menina. Digo-vos só que nos partimos a rir com os retratos!!


As Lembranças

Quis dar algo que fossem realmente usar e não simplesmente mais um bibelô para terem pousado na estante da sala. Decidi oferecer um verniz a cada uma. Comprei no site da Kiko vernizes amarelos e vernizes brancos (estavam com uma promoção e cada um custou 1€), a combinar com as cores da festinha. Como tinha convidadas mais jovens e outras mais velhas, lá se entenderam perfeitamente. Usei ráfia para prender a cada verniz um cartão em forma de body de bebé onde mencionava os detalhes do evento, para mais tarde recordarem.

Coloquei as lembranças neste cestinho, ficou super mimoso.

Mas eu também queria recordações! 

Pedi a todas que assinassem/desenhassem num body branco (levei marcadores para tecido) para mais tarde recordar. Quem quiser pode emoldurar, por exemplo. 

Desenharam à frente e atrás, ficou tão giro!

Fiz também um quadro com um "estendal" e vários cartões em formato de body de bebé presos com molinhas de madeira. Cada uma escreveu no seu uma dedicatória ao bebé. Uma decoração muito especial que esteve sempre no quartinho da Mel. 



Espero que o post tenha sido útil às futuras mamãs que estão a pensar fazer um Chá de Bebé. Se puderem, façam. Estão numa fase em que é ótimo rodearem-se de quem mais gostam e de quem tanto gosta de vocês. Serem mimadas, divertirem-se. Bons Chás a todas!

Rita

...
Continua a acompanhar o blog na página do Facebook! 
E segue-nos no Instagram aqui!

Entretanto, sê feliz como eu, entre fraldas e mojitos!



3 comentários:

  1. Ola, Amei as dicas !! Penso também em fazer um Chá diferenciado. Obrigada e felicidades

    ResponderEliminar
  2. Olá, a casa que conseguiu foi só para um dia?

    ResponderEliminar
  3. Olá, sim aluguei por um dia no Airbnb :)

    ResponderEliminar