terça-feira, 25 de abril de 2017

Não quer comer a sopa. E agora?

Quando a Mel iniciou a sopa e a fruta fiquei surpresa por ela aceitar tão bem. Não estava a contar que fosse tão fácil. Às vezes comia a sopa em cinco minutos, colher atrás de colher. Demasiado bom para ser verdade, achava eu. Uns dias depois começámos a dar-lhe as papas e também gostou muito. Tinha uma bebé em casa que era uma maravilha a comer. Que delícia. 

Mas nos últimos tempos o cenário não têm sido tão cor-de-rosa. A Mel, agora mais crescida, está a começar com as famosas birras. Há dias em que simplesmente fecha a boca, com o seu ar superior de eu-é-que-mando-nisto-tudo. E quando insisto em dar-lhe a sopa ela ainda empurra a colher com a língua. Isto até podia ter a sua graça mas, ao fim de meia hora, apetece-me tudo menos rir. 


Já tentei de tudo. Vou buscar os brinquedos preferidos dela, ponho música, canto, danço, até malabarismo já fiz. Se isto de ser mãe não resultar posso sempre tentar fazer carreira no Circo. Já estivemos mais de uma hora para comer uma tacinha de sopa, sempre às pinguinhas. Tento sempre que ela coma tudo. Principalmente porque sei que ela gosta, até porque tem dias que come bem. Noutros é que não. Enfim, birras. 

Andei à procura de alguma ajuda nesta área, porque sinceramente não sentia que estava a fazer bem as coisas. Não sabia bem como lidar com a fera. Foi quando encontrei este livro e, digo-vos, é espetacular. Se vocês passam pela mesma situação - ou uma pior - recomendo-vos! 



A autora, Filipa Fernandes, dá-nos imensas dicas para ajudar os pequenotes a comer de forma variada e sem birras. Sem "obrigá-los" a comer. Tem um plano de seis semanas que podemos seguir para acabar com as guerras à mesa. Ao longo das semanas vamos usando várias estratégias, de maneira a que eles acabem por aceitar comer tudo o que lhes faz bem. A comida não é uma moeda de troca nem serve de recompensa. Não está certo obrigarmo-los a comer (e sinceramente qual é a mãe que se sente bem com isso?) mas também não devemos desistir ao primeiro "não" - ou boca fechada, para os que ainda não falam! É preciso ter calma e saber fazer as coisas. Agora sei como fazer. Espero que o livro vos ajude tanto como me ajudou a mim! 

Rita 

PS: Podem encontrá-lo à venda nas livrarias habituais. Ele agora está com desconto na FNAC :) 
...
Continua a acompanhar o blog na página do Facebook! 
E segue-nos no Instagram aqui!

Entretanto, sê feliz como eu, entre fraldas e mojitos!

Sem comentários:

Enviar um comentário