sábado, 25 de novembro de 2017

Quando devemos calçar os bebés?

Há quem diga que devemos calçá-los o quanto antes, para terem uma boa estrutura no pé e aos poucos começarem a caminhar. Depois há quem defenda que o calçado "precoce" pode deformar o pé do bebé e o que é bom é mesmo eles andarem descalços por aí. 

A Mel só começou a usar calçado agora, com 14 meses. Não é por seguir alguma das diretrizes acima mas sim porque ela sempre rejeitou qualquer tipo de sapato. Quando tínhamos um aniversário ou alguma celebração especial, lá tentava eu calçar-lhe uns sapatinhos. Estava a calçar o segundo pé já ela tinha arrancado o sapato do primeiro. Ou então quando ao fim de 20 minutos eu pensava que tinha vencido (sim, ela tem a quem sair) e saíamos de casa com os dois pés calçados, durante a viagem de carro tirava tuudo fora. Ufff. Andámos a brincar ao põe e tira vezes sem conta até eu perceber que simplesmente não valia a pena. O que ela gostava mesmo - e ainda gosta - é de andar descalça (e conseguir que aguentasse as meias nos pés já era uma pequena grande vitória). 

Quando começou a creche, foi descalça. Todos os meninos tinham sapatos ou sapatilhas e a Mel andava para lá de meias. Entretanto começou a dar pequenos passinhos em casa, assim como na creche, e percebemos que talvez estivesse na altura de insistirmos com o calçado. Aos poucos, sem pressões, mas para se ir habituando. 


Não aguento esta meia pelo joelho, boa boa!
Hoje em dia ainda tenta tirar uma ou outra vez a bota mas faz parte do processo e a verdade é que são um ótimo apoio para ela dar os primeiros passinhos. 



Como estamos no Outono, escolhemos estas botinhas. Também combinam na perfeição com o uniforme da creche, o que calhou mesmo bem. São da Hierbabuena, a mesma marca dos sapatinhos brancos de renda que a Mel usou no casamento dos tios, como menina das alianças (podem ver aqui). A Hierbabuena tem uma coleção linda, linda, linda. Se não acreditam, espreitem aqui



Rita


Outras coisas que podem querer ler:
...
Continua a acompanhar o blog no Facebook aqui e no Instagram aqui 💛 
Entretanto, sê feliz como eu, entre fraldas e mojitos!

Sem comentários:

Enviar um comentário