sábado, 24 de junho de 2017

Doces à minha filha? Não, obrigada.

Ora aqui está um tema um tanto ou quanto controverso. Apesar de na realidade não ter que o ser. Na minha opinião, cada um tem o direito de criar e educar os seus como bem entende. Como acha melhor e mais adequado. Se me incomoda ver miúdos a comer doces e fritos a torto e a direito? A beber refrigerantes refeição sim, refeição sim? Claro que sim, não vou mentir. No outro dia, eu e o Mr. Right estivemos a conversar sobre o tema e ele comentou comigo que leu um estudo que dizia que atualmente uma criança de cinco anos já consumiu tanto açúcar como o seu avô ao longo de toda a vida. Isso chocou-me - e assustou-me - muito. 

Como referi, acho que cada um tem o direito (e dever) de escolher o que acha melhor para os seus filhos. Nem sempre são as decisões mais corretas, é um facto. O máximo que posso fazer em relação aos outros é dar a minha opinião e alertar para hábitos mais saudáveis. Quanto a nós, decidimos dar à Mel a alimentação mais saudável possível. A verdade é que antes de ter filhos nunca pensei que teria que ter tanta atenção ao que lhe dou a comer. Depois da consulta com o pediatra da Mel na qual conversámos sobre a alimentação complementar percebi que aquela tabelinha nutricional que vem nas embalagens era bem mais importante do que pensava e que a lista de ingredientes é de leitura obrigatória. Sobretudo porque existem imensos produtos destinados a bebés nos supermercados que estão, pura e simplesmente, carregados de açúcar. 

Escolhemos dar à Mel uma papa sem açúcar com ingredientes biológicos. Ora é de milho, ou trigo ou arroz biológico, ora é de frutas e cereais. Não, não é doce como as outras papas. Os iogurtes que lhe damos são iogurtes naturais biológicos. Sim, os iogurtes naturais são azedos. Mas sabem que mais? Ela adora tudo. Chega a choramingar quando demoro muito entre uma colher e outra. E sabem porquê? Porque não conhece outra coisa, ou melhor, não conhece os sabores adocicados. "Coitadinha", ouço às vezes. Coitadinha, porquê? Para mim coitadinhas são as crianças que ingerem quantidades absurdas e desnecessárias de açúcar para a sua idade, por desconhecimento ou desleixo dos pais. 

Claro que não somos ingénuos nem muito menos extremistas, sabemos que ela mais cedo ou mais tarde vai ter contacto com o açúcar. Afinal de contas, sabemos como são as crianças. Não queremos de todo privar a Mel das suas descobertas e experiências. Mas se podemos evitar o contacto com o açúcar o máximo de tempo que pudermos, porque não fazê-lo? O açúcar só faz mal e todos sabemos isso. 

Por isso, querida família, queridos amigos e conhecidos, só vos peço que respeitem a nossa decisão. Que entendam que somos os pais dela e acima de tudo queremos o melhor para ela. Podem até não concordar connosco e agirem de outra forma em vossa casa, mas respeitem. Doces à minha filha? Não, obrigada. 



Rita 
...
Continua a acompanhar o blog na página do Facebook! 
E segue-nos no Instagram aqui!
Entretanto, sê feliz como eu, entre fraldas e mojitos!

14 comentários:

  1. Passo pelo mesmo diariamente! E partilho totalmente a mesma opinião.
    Algumas situações menos agradáveis mas lá vou conseguindo levar as minha opções a bom porto.

    ResponderEliminar
  2. Converso sobre isso com meu parceiro desde a gravidez e sabemos que será bem difícil, manter uma alimentação saudável e sem açúcar até os dois anos. Após os 2 anos até poderemos introduzir algum doce na alimentação, mas o mais difícil será manter a família longe.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente. Por aqui, fazemos meio-termo ( as papas e iogurtes são os "normais"). De resto, com 2 anos não come chupas, gomas, leite com chocolate ou coisas do género. E fruta: ADORA! :)

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente. Estou a tentar fazer o mesmo com o piolho, já que com a piolha não foi possível graças à família do pai (infelizmente não conseguimos controlar tudo).
    E quando lhe fizerem observações, responda que Mel que é mel, já tem presença de doce natural, não precisa de adições de açúcar!! Ahah :-)

    ResponderEliminar
  5. Tal e qual. Ainda ontem escrevi exatamente sobre isto.
    Em criança comi todo o açúcar que quis e, mais tarde, com diabetes gestacional, pré diabetes de seguida, uma compulsão alimentar e alguns dentes a menos depois, é que comecei a comer melhor.
    Para as minhas filhas quero fazer diferente (sem fundamentalismos).

    ResponderEliminar
  6. Concordo com tudo excepto com: fruta a torto e a direito. A fruta apesar de ter presente a frutose é por isso mesmo um hidrato de carbono do mais simples que há, um açúcar de absorção rápida.comer fruta por si só leva em alguns casos ao desenvolvimento de diabetes. Moderação... E atenção a fruta que se dá... A que vemos nos supermercados tem tantos ou mais químicos como aquilo que evitamos comer...

    ResponderEliminar
  7. Concordo com tudo excepto com: fruta a torto e a direito. A fruta apesar de ter presente a frutose é por isso mesmo um hidrato de carbono do mais simples que há, um açúcar de absorção rápida.comer fruta por si só leva em alguns casos ao desenvolvimento de diabetes. Moderação... E atenção a fruta que se dá... A que vemos nos supermercados tem tantos ou mais químicos como aquilo que evitamos comer...

    ResponderEliminar
  8. O discurso do post e dos comentários é de que mais cedo ou mais tarde as crianças vão ter contacto com o açúcar.

    Para reflectir: Vocês deixariam uma criança/filhos consumir uma droga?

    O açúcar era uma fonte de energia antes da revolução industrial. O conhecimento científico da altura já era avançado, com a diferença que só as elites tinham acesso ao conhecimento. O açúcar foi usado de forma massiva após a revolução industrial no sentido de manter os trabalhadores activos e com mais tempo de produtividade. Já "todos" sabemos que o açúcar activa as mesmas regiões do cérebro que a cocaína, logo altera o nosso estado psíquico. Imaginem os vossos filhos a consumir cocaína em vez de açúcar, e tenho a certeza que a imagem mental que vão extrair do vosso cérebro não vai ser bonita de se ver. Apesar de serem compostos moleculares diferentes, actuam na mesma região cerebral. Mais científico que isto não há. Na sociedade em que vivemos, com alimentos em abundância sem que a nossa sobrevivência dependa da sua escassez, não existe lógica nenhuma em continuarmos a consumir o açúcar.

    E se continuam sépticos, pensem na dupla ingestão de café e açúcar.

    Eu passo no supermercado e olho para os pacotes de 1kg de açúcar e vejo naquilo uma droga legal à disposição de todos(eu que consumo pólen, derivado da cannabis, imagino os pacotes de 1kg da mesma no supermercado cada vez que olho para os do açúcar. É esta a nossa realidade).
    Porque raio TODOS os produtos processados de forma industrial contém açúcar? A tendência passa por fabricarmos e manipularmos os alimentos em casa. Sim, não há tempo para tudo porque a sociedade está moldada para que as pessoas consumam açúcar e não se sintam cansadas... lembram-se de ter falado na cocaína? Vão lá ler os efeitos da mesma no google.

    Não confundir o açúcar com frutose, e não esquecer que a própria frutose é tóxica para o fígado em quantidades exageradas, por isso esqueçam os produtos que se dizem "biológicos, com frutose", pois contém enormes quantidades de frutose só para parecer que é doce na mesma e pensam que estão a consumir algo saudável, quando ainda é pior do que açúcar.

    Por último, a alimentação saudável que dão aos vossos filhos, é o suficiente para eles nem sequer virem a gostar do açúcar(obviamente que há excepções à regra). É no início da vida que se definem hábitos, quer se queira quer não.

    De forma sucinta: O açúcar é uma droga legal e consumida por todos, e deveria ser considerada como tal porque NÃO PRECISAMOS.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João concordo com algumas coisas que referiu, sobretudo no grande perigo que o açúcar representa para a nossa saúde. Sim, no texto que escrevi dei a entender que mais cedo ou mais tarde a Mel vai ter contacto com açúcar. Era exatamente essa a minha intenção. Não vejo qualquer problema em oferecer-lhe um gelado aos seis anos, ou não tenho como impedir que coma uma mousse de chocolate numa festa de aniversário aos 13 anos. O meu objetivo é incutir-lhe hábitos saudáveis, não só enquanto é bebé, mas ao longo do seu crescimento. Quero que ela se sinta bem com essa alimentação, que goste do que coma, do que faço em casa. Se uma vez por mês, uma vez ou outra, porque é uma ocasião especial e nos apetece ou simplesmente porque não podemos controlar, ela come algo menos bom, não quero que seja um drama (claro que aqui já não seria ela bebé). Acredito no equilíbrio das coisas, sempre mantendo um foco saudável e o mais afastado do açúcar possível :)

      Eliminar
  9. Onde compra as papas sem açúcar? Nao consigo encontrar?

    ResponderEliminar
  10. Compro as papas da marca Holle no Celeiro, Wells, algumas farmácias também têm :)

    ResponderEliminar
  11. Boa noite! Consegui "controlar" o açúcar na alimentação do meu filho até à entrada no pré-escolar...a quantidade de guloseimas que lhes é dado é um absurdo...a sorte é que ele nem é muito apreciador porque tal como a Mel não foi habituado e ainda hoje os iogurtes preferidos são os naturais azedos...boa sorte e muitas felicidades

    ResponderEliminar