quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Atividades das férias #1

Assim se passou a primeira semana de férias... e não é que sobrevivi? Ahah. Ter os dois em casa 24/24 horas é muito mais cansativo, sem dúvida alguma, mas também tem os seus pontos positivos, entre eles, passarmos mais tempo em família. Para nós tem resultado muito bem traçar uma rotina: almoçamos por volta das 12h00 para que depois os dois duram uma boa sesta. Tem sido fundamental para que depois o resto do dia corra bem. Contava ter saído mais, ir com eles até à praia por exemplo, mas o tempo não tem ajudado. Por isso há que criar e brincar dentro de casa!
Como vos tinha dito, preparei com antecedência uma série de atividades para fazermos. Claro que a Mel tem os brinquedos dela mas acho giro fazermos algo novo e diferente todos os dias. Mesmo que isso só lhe ocupe uma hora do dia. E como cá em casa tem corrido bem e tenho recebido bom feedback da vossa parte, vou partilhar semanalmente no blog um resumo de todas as atividades. 

Aqui vão as atividades da primeira semana:

Mar de Gelatina

Esta foi a primeira atividade das férias e foi um sucesso! Nós usamos muito esta mesa do IKEA (modelo Flisat, vejam aqui) para várias brincadeiras e atividades. Esta preparei no dia anterior para que no primeiro dia de férias a Mel pudesse brincar. Numa das caixas (que podem comprar à parte, no Ikea, para usar com a mesa) coloquei alguns animais marinhos e conchas. Depois, cobri tudo com gelatina. Gastei duas caixas da gelatina em pó daquelas que se compram no supermercado (ou seja, 4 saquetas). Para obter esta tonalidade azul fiz gelatina amarela e juntei corante alimentar azul (comprei numa daquelas lojas de artigos de pastelaria/cake design). No início, a cor obtida é o verde (azul+amarelo) mas se colocarmos mais gotas de corante obtemos o tom pretendido. Deixei no frigorifico de um dia para o outro para ficar pronta. No dia seguinte, coloquei o mar de gelatina na mesa e deixei duas caixas vazias ao lado, para ela fazer o que quisesse, bem como uns medidores brancos para usar e abusar (também são do IKEA). 
A parte mais fixe desta atividade? Podem brincar e comer! Tanto a Mel como o Marco adoram gelatina e ela divertiu-se imenso a descobrir os animais enquanto comia o "mar azul". O Marco também se juntou à festa e brincaram os dois. 







Explorar o Arco-Íris 

Foi uma manhã totalmente dedicada ao arco-íris. Temos um grande, em madeira, que adoramos e dá para fazer imensos jogos e brincadeiras (construções, pontes, etc). É da loja Bosque Feliz. Para além de ter os brinquedos mais giros de sempre, esta loja também tem - no site - uma parte onde podemos fazer o download de atividades para depois imprimir e brincar. Foi daí que retirei a ficha do arco-íris para completarmos com os pompons, a ficha do arco-íris para fazermos a caça às cores (procurar objetos de cada cor pela casa e colocar em cima do arco-íris) e, por último, o arco-íris para a Mel colorir. Vou deixar-vos aqui o link para fazerem o download de todos estes ficheiros e mas têm muitos mais e talvez vos possa interessar. É só clicarem aqui. A pinça que usámos também é do Bosque Feliz e os pompons comprei no Jumbo. 







Cesto dos Tesouros 

Esta brincadeira foi pensada para o Marco mas resultou super bem porque acabou por ser para os dois, já explico porquê. É possível que já tenham ouvido falar dos cestos de tesouros para os bebés, é uma ótima brincadeira sensorial para fazer com eles. Os bebés adoram explorar, agarrar, levar à boca... Podem criar um cesto/caixa com vários objetos (seguros) que tenham pela casa e deixar o bebé retirar um a um e brincar. No nosso caso, decidi fazer cestos dos tesouros associados às cores. Fiz um cesto azul, um amarelo, um vermelho, um verde.... E foi aí que a Mel entrou. Ajudou-me a procurar pela casa objetos de cada uma das cores para colocar nos cestos (para ela também foi uma atividade gira de procura e reconhecimento). O cesto é da Piaf e o resto da tralha é toda nossa ahah.






Passeio de metro 

Como andamos sempre de carro de um lado para o outro, a Mel tem um fascínio pelos transportes públicos. Fala muitas vezes do metro e do autocarro e de como gostava de andar neles. Por isso, decidimos fazer um passeio até à baixa com os miúdos. Andámos de metro, comemos um gelado, passeámos numa feirinha de rua e, no final, fomos a um parque infantil. Agora fica a faltar um passeio de comboio, camioneta e elétrico! É um ótimo programa para fazerem estas férias se, tal como nós, costumam andar sempre de carro com os miúdos. 








Retirar os Pompons

Esta foi uma brincadeira simples, colorida e apelativa, preparada enquanto fazia o almoço dos miúdos. Para os bebés muitas vezes menos é mais e quanto mais cor tiver, melhor. O Marco adorou estes pompons com pelinho e depois de os retirar da vara ainda andou a brincar com eles. Mal tirou o primeiro levou-o logo à boca mas eu disse "não" e ele não voltou a fazê-lo (correu bem). A vara é do IKEA e os pompons comprei numa loja dos chineses. 





Animais da Selva

A Mel adora os animais da selva e por isso já sabia que este jogo novo ia ser um sucesso. É essencialmente um jogo da memória giro mas na realidade permite-nos dar asas à imaginação e criar muitas mais brincadeiras. Jogámos o jogo da memória, associámos os bonecos aos cartões (e chegou à conclusão que precisa de mais bonecos lol), juntou os animais em pares (namorado e namorada de cada espécie), entre outros. Algo me diz que vai passar a ser um dos preferidos cá em casa. O jogo é da loja Marybee e os bonecos já eram da Mel. Alguns eram da minha irmã quando era pequena, outros vamos comprando aqui e ali - a Ale Hop tem packs de animais porreiros e a bom preço. 





Maçãs Vermelhas 

A Mel acha especialmente piada às maçãs vermelhas desde que conhece a história da Branca de Neve. Fizemos esta atividade em que identificou os números e treinou a contagem (das sementes). O objetivo do jogo é juntar as duas metades da maçã e associar os números às quantidades. Encontrei esta atividade no site Totschooling e deixo-vos aqui o link se quiserem fazer download e imprimir. Eu plastifiquei as folhas antes de cortar (as gráficas do shopping fazem isso), para que não se estrague e possa brincar as vezes que quiser. 




Construir Robôs

Estivemos a fazer robôs com plasticina e várias pecinhas que tinhamos em casa, desde parafusos a anilhas, etc. Foi muito giro, passámos mais de uma hora nisto, e a Mel deu asas à imaginação. Usámos os acessórios e forminhas de plasticina para construir os robôs (grande parte são da marca de plasticina Play Doh que se vende, entre outros sítios, no Continente). Também podem fazer esta atividade - seja robôs ou outros bonecos - com massinhas ou botões, por exemplo. Há que aproveitar o que temos em casa antes de comprar seja o que for. 







Bem, e esta semana foi assim! Espero que tenham gostado e, se fizerem alguma destas atividades e quiserem partilhar fotos, vou adorar ver! Este mês não é pêra doce mas assim fica um bocadinho mais fácil! Daqui a uma semana trago-vos novas atividades e como as fazer tintim por tintim.

Beijos e mojitos,
Rita 

Sem comentários:

Enviar um comentário