segunda-feira, 11 de março de 2019

Como arrumam o quarto dos miúdos?

Hoje venho falar-vos daquele pequeno (grande) caos de que tantos pais se queixam. Confesso que cá em casa já tivemos fases piores e hoje em dia o quarto da Mel nunca fica muito desarrumado. Há já algum tempo que tenho vindo a ensiná-la que depois de brincarmos com um brinquedo temos que o arrumar, para depois pegarmos noutro. E ela até cumpre... quando nós estamos presentes... quando está sozinha no quarto já é um bocado baldas. 


Outra solução que arranjei foi reduzir-lhe a quantidade de brinquedos, bonecos e afins que tinha no quarto. Fiz uma boa seleção de peluches (ela já tem dois anos e meio e ainda tinha no quarto imensos peluches de "bebé") e guardei-os. Mais tarde irão para o quarto do Marco. Quanto aos jogos, fiz algo parecido. Retirei do quarto os brinquedos que já não eram próprios para a idade dela (coisas demasiado "básicas" e simples que já não a estimulam) e tirei também alguns com os quais ela brinca atualmente. A ideia é, todos os meses, ir rodando brinquedos para que ela não fique rapidamente cansada dos que tem. Desta forma continua a divertir-se, a ser estimulada, sem perder o interesse por eles. Ah, e sempre que há um aniversário/Natal guardo uma boa fornada de jogos para lhe ir dando de tempos a tempos, exatamente com o mesmo propósito. Ainda tenho guardados alguns brinquedos que recebeu no Natal. 

Isto tem funcionado muito bem para nós e, assim, mesmo que ela deixe o quarto virado do avesso, nunca fica um grande caos. Decidi organizar no quarto dela certas brincadeiras por caixas. Temos a caixa das plasticinas (com plasticinas e acessórios), a caixa das pinturas (com tintas, pincéis, etc), a caixa da música (com instrumentos musicais) e a caixa dos pequenos brinquedos (aqueles joguinhos pequenos que não sabemos onde enfiar como cartas, dominó, jogo da pesca, etc). Reutilizamos caixas da Mimobox e também lhe comprei agora umas muito giras da coleção do Mickey, na Primark. 

Outra grande aquisição - e talvez a preferida - foi a caixa de arrumação LEGO onde podemos atirar com os legos todos lá pra dentro! É uma das brincadeiras preferidas da Mel e confesso que esta não lha tiro por nada. A Mel ainda brinca com os legos duplos e a caixa já dá um jeitão, agora imaginem quando tiver idade para brincar com aquelas pecinhas minúsculas conhecidas por se enfiarem debaixo dos nossos pés descalços (outch). É uma das peças de decoração mais giras do quarto dela e serve também como arrumação por isso é ótima. 




É da loja Indy Kids - fica aqui o site e o facebook, uma das minhas lojas preferidas para os miúdos (o baloiço do quarto da Mel também é deles). Têm caixas LEGO de várias cores, de oito e quatro pinos - também fica muito giro fazer conjugações, ou seja, ter uma caixa de oito pinos e uma de quatro pinos por cima, por exemplo. Existem caixas de encaixe - como a nossa - ou com gaveta(s). Claro que podem guardar outras coisas sem ser legos, até porque quando se fala em quartos de miúdos, o que não falta é "tralha".


E por aí, como corre a arrumação do quarto dos miúdos? 

Rita

Sem comentários:

Enviar um comentário