domingo, 24 de fevereiro de 2019

Papa Livros #2

E está de volta a minha crónica de leitura, desta vez com um livro muito especial para todos os pais e bebés. Já tenho este livro há cerca de um mês mas estive a devorá-lo de uma ponta a outra antes de fazer este post e tenho-vos a dizer que ADOREI! Há fãs de Montessori por aqui? Para quem não sabe ao certo do que se trata, esta pedagogia defende que o valor da aprendizagem está em libertar a verdadeira natureza do indivíduo e os pais/adultos devem ajudar os miúdos a desenvolver o seu potencial. Para tal, há vários princípios a serem seguidos, tais como liberdade de movimento, independência, música, ambiente preparado, entre outros. 






É sobre tudo isto que se foca o livro que vos venho mostrar hoje, e que nos traz '60 atividades montessori para o meu bebé' (do nascimento até aos 15 meses). Baseado na pedagogia de Maria Montessori, o livro mostra-nos como:

- preparar o universo do recém-nascido (a cama, o espaço de brincadeira, etc)
- criar e preparar o material sensorial adequado a cada fase e evolução do bebé
- acompanhá-lo no desenvolvimento de competências
- estimular a autonomia e ajudá-lo a fazer as coisas "sozinho" (sempre sob o nosso olhar atento)
- promover um ambiente sereno e positivo em nossa casa

Este exemplo do espelho foi algo que sempre quis fazer com os miúdos. Colocar um espelho e um corrimão, ao jeito de "bailarina" :) Não o cheguei a por no quarto da Mel, vou ver se ponho em prática com o Marco!

Deixo-vos aqui dois exemplos dos exercícios do livro, para bebés mais pequeninos e outros mais velhinhos:

Eu fazia muitas brincadeiras deste género com a Mel, com arroz!




Eu já ando a por em prática estas atividades no meu dia-a-dia com o Marco e recomendo muito porque acredito mesmo que estimulam e incentivam a autonomia dos nossos filhotes! Podem encontrá-lo à venda aqui no site da Fnac, por exemplo. Espero que gostem tanto quanto eu! Boas leituras!

Rita

Sem comentários:

Enviar um comentário