sábado, 7 de abril de 2018

Fomos para a Indonésia com a bebé

Já se passaram meses desde esta nossa viagem mas mais vale tarde do que nunca, certo? Além disso queria muito partilhar convosco esta nossa primeira grande aventura a três. Há muitas pessoas que têm receio de viajar em família e muitas delas ficam-se pelo desejo só de pensar em toda a logística que a viagem acarreta. Claro que viajar com filhos não é a mesma coisa que viajar sozinho ou em casal. Tal como o nosso dia-a-dia, depois de termos filhos, deixa de ser o mesmo. O segredo - que a meu ver não tem tanto de secreto assim - é adaptarmo-nos. Eu e o Mr. Right sempre adorámos viajar e desde logo conversámos que os nossos filhos nunca seriam um impedimento para continuarmos a explorar continentes e conhecer culturas. É a nossa nova realidade e por isso adaptámo-nos a ela. Claro que nos sabe bem viajar só os dois de vez em quando - a Mel tinha cerca de meio ano quando fomos os dois sozinhos de férias (podem ler sobre isso aqui) - mas o que mais queremos neste momento é fazer férias em família, todos juntos. 

Depois de termos ido à Tailândia há dois anos atrás, estava eu grávida da Mel, ficámos apaixonados pelo sudeste asiático (quem já foi para esses lados compreende-me) e por isso nas últimas férias regressámos lá. Investigámos qual seria o melhor destino para viajarmos os três e acabámos por escolher Bali. Foi a primeira viagem da Mel e podemos dizer que se estreou em grande. 

Começaram as perguntas "Mas vão levar a menina para esse fim de mundo?" Bom, na minha opinião ir de férias com a Mel para o Algarve ou para a Indonésia é exatamente a mesma coisa. A logística é a mesma: planear a estadia, atividades e locais a visitar, kit de medicamentos SOS, cuidados com a alimentação, etc. Muitos de vocês ficariam surpresos com a oferta que existe na Indonésia! Deparámo-nos com inúmeras farmácias, os supermercados tinham corredores específicos com fraldas, toalhitas, papas, leites e snacks de bebé. Tudo o que precisámos encontrámos lá. A única diferença é mesmo a duração da viagem. "Ah e tal porque a primeira viagem/voo do bebé deveria ser pequena para se habituar". Errr, não percebo esse raciocínio. Se o bebé vai chorar de sono, aborrecimento ou porque lhe doem os ouvidos devido à pressão, não é um primeiro voo "curto" que o vai preparar para futuras viagens. O que temos a fazer é planear tudo da melhor forma. A nossa viagem a Bali durou cerca de 22 horas (a contar com as duas escalas, calma). Posso dizer-vos que a Mel dormiu durante quase todo o período de voo (o ruído de fundo e o próprio "abanar" do avião são ótimos para embalar os miúdos) e quando estava desperta ora brincava no nosso colo ora estava entretida a ver desenhos animados no ecrã do avião. As companhias aéreas têm uns kits infantis gratuitos para os miúdos que incluem coisas como lápis de cor, livros para colorir ou pequenos puzzles. Nós pais também sabemos o que eles mais gostam e podemos levar-lhes brinquedos para os manter entretidos durante a viagem. Escrevi um post com dicas para viajar de avião com um bebé aqui. Tudo se consegue, pessoal. Há anos que os miúdos viajam de avião e acredito que seja coisa para durar. Digo eu, não sei. E que as férias valem tão a pena algum mau bocado que se possa passar, isso valem. 

Chegados a Bali, encontrámo-nos com o nosso motorista. Depois de lermos algumas opiniões preferimos não alugar carro e contratar um carro com motorista para alguns dias de férias (dias esses em que fizemos passeios e atividades pela ilha). Passámos as férias super bem dispostos e descontraídos. O povo local adora bebés e em cada loja ou restaurante que entrávamos pediam-nos para brincar com a Mel. Ela lá ia toda contente - engraçado que costuma ser desconfiada no que toca a estranhos mas com o povo de lá deu-se sempre lindamente. Todas as pessoas pelas quais passávamos na rua paravam para lhe dizer olá, desde a senhora que ia na rua às compras ao segurança de um qualquer hotel. Quanto à alimentação, como tinha pouco mais de um ano na altura, decidimos ficar hospedados em villas privadas (estilo bungalow) com piscina e cozinha. Desta forma podia preparar as refeições dela (sopa, comida, purés de fruta) e garantir que comia sempre algo de que gostava/estava habituada. 

Amanhã vou partilhar convosco um post detalhado com o nosso roteiro de Bali. Os sítios onde estivemos hospedados, os locais turísticos mais bonitos para visitar e ainda que restaurantes recomendamos. Quem sabe não serve de incentivo ou ajuda a criar um bichinho dentro de vocês. Bali é um destino lindo e, se tiverem possibilidades, vale mesmo a pena conhecer (com ou sem miúdos). 

Para terminar, deixo-vos algumas fotografias das nossas férias por lá. Elas falam por si. Podem dizer que a Mel era muito pequenina, que a viagem é longa e cansativa e que ela no futuro não vai recordar-se de nada. Sim, em parte é verdade. No entanto, a felicidade da Mel a brincar com o povo de lá ou a expressão dela a experimentar frutas novas não tem preço. A diversão dela a nadar naquele mar paradisíaco era contagiante. Tudo isso e muito mais, aliado ao facto de estarmos todos juntos, em família. 

Rita

No dia em que visitámos os campos de arroz

Na brincadeira com as senhoras

No Water Palace, um dos sítios mais bonitos onde estivemos

A brincar com a senhora de uma loja


Água de coco - adorou!

A primeira ida à praia da Mel - grande estreia




...
Continua a acompanhar o blog no Facebook aqui e no Instagram aqui 💛 
Entretanto, sê feliz como eu, entre fraldas e mojitos!



8 comentários:

  1. Adoro! A primeira viagem da nossa Carolina foi aos Açores, tinha 4 meses. É quase quase Bali ��
    Boas viagens ☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana! Ohh nunca fomos aos Açores, gostava muito! Beijinhos e boas viagens para vocês também 🤗

      Eliminar
  2. Foi necessário fazerem a profilaxia da malária?

    ResponderEliminar
  3. Olá. Também viajamos com a nossa pequena Leonor, fizemos Croácia, Eslovénia, Bósnia e Montenegro aos 10 meses e Cuba aos 17 meses. Tudo sem agência e à aventura, foi fantástico. Agora queríamos fazer Bali, Lombok e Gili. Tem alguma recomendação? Onde ficou alojada? Queria conhecer várias zonas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, que maravilha!! Cuba está na minja wishlist mas para já não, só quando puder beber mojitos outra vez ehehehe. Sim, o post a seguir a este tem todo o nosso roteiro de Bali (voos, estadias, contactos e passeios). Pode dar-vos jeito. Beijinhos e boas viagens :)

      Eliminar
  4. Obrigado pela sua maravilhosa partilha.. em breve vamos fazer a primeira viagem a tres e ficamos empolgados depois de ler o seu testemunho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hugo! Que bom, de certeza que vão adorar a primeira aventura em família! :)

      Eliminar