segunda-feira, 20 de novembro de 2017

10 coisas que NÃO deves dizer a uma grávida

Quem já esteve grávida sabe que há várias coisas que nos deixam com os cabelos em pé. Sejam os conselhos intermináveis da família, os palpites da vizinha ou as saídas infelizes de pessoas que nunca vimos na vida (mas que têm sempre algo interessante a dizer sobre nós e o nosso futuro filho). Mas há certas coisas que nos fazem mesmo comichão, que nos deixam com pele de galinha e quase nos fazem antecipar as contrações:

- Olha lá, podes comer isso? 

Tem toda a razão, Senhor Doutor da Treta. Mas sabes que mais? Vou comer isto e aquilo e mais o que me apetecer e se me perguntas isso outra vez és capaz de ficar sem um dedo. Não vá eu comê-lo.  

- Estás enorme! 

Ok. Isto não é bonito de se dizer, por melhores que sejam as intenções. Quantas vezes é que temos que dizer que as grávidas são mulheres num estado ainda mais sensível que o normal? Tudo bem que têm um ser a crescer dentro delas mas não deixam de ser mulheres e gostarem de se sentir bem. Por favor, um bocadinho mais de consideração. 

- Que barriga tão pequenina!

Ouvi tanto, taanto isto. Não, não sentia que era um elogio e não, não gostava. Porque é que as barrigas têm que ser "grandes" ou "pequenas"? São barrigas e cada uma é como cada qual, ponto final. 

- Acho que é um menino/menina!

Ok, se tu o dizes (baseado no teu teste do palito mergulhado num copo de azeite a ferver). Eu que não quis saber o sexo do bebé até ao parto ouvi isto todas as semanas, quiçá todos os dias. É aborrecido, não o façam!

- Espero que consigas recuperar bem a forma. 

Really? Obrigadinha. É mesmo isto que me apetece ouvir quando estou com mais 10 kg em cima e em risco iminente de ficar coberta de estrias!

- Tive um parto de 432 horas e estava a ver que morria! Mas de certeza que vai correr tudo bem contigo!

Okkkkk. Em que é que esta informação nos ajuda? Em N-A-D-A. E em que é que nos stressa e desestabiliza? Em T-U-D-O. Era só isto, obrigadinha bitch.

- Aproveita para dormir tudo agora! 

Ai sim? Porquê, podemos acumular horas de sono numa espécie de cofre secreto? Não?!?! Então qual é a ideia? Ufffff. 

- Não estás com medo do parto?

Não, estava super tranquila até teres falado sobre isso, obrigada. É que já não me bastam os relatos nos fóruns da net e os vídeos no youtube.

- Vais amamentar, certo?

Uma pergunta tão deselegante quanto "estás a amamentar, não estás?". As pessoas não têm rigorosamente nada a ver com isso, muito menos considerar como obrigatório ou garantido algo que só à mãe cabe decidir. 

- Não és demasiado nova/velha para ter um filho? 

Épaaaaa. Nunca apanhei uma destas, mas até gostava. Quando é que as pessoas percebem que a gravidez é algo que só aos pais diz respeito e que, infelizmente, comentários destes magoam?


Se tiverem dúvidas sobre o que dizer a uma grávida, digam-lhe simplesmente que ela está fantástica e que estão super felizes por ela. Que lhe desejam o melhor do mundo, a ela e ao futuro bebé. É tão simples, não é? 


A minha bela barriga 50/50, porque tanto garantiam que seria menina como punham as mãos no fogo que seria menino
Rita

Outras coisas que podem querer ler:
...
Continua a acompanhar o blog no Facebook aqui e no Instagram aqui 💛 
Entretanto, sê feliz como eu, entre fraldas e mojitos!

Sem comentários:

Enviar um comentário