sexta-feira, 6 de abril de 2018

A gravidez não é um mar de rosas

Pelo menos as minhas. Não estou a falar de todo o mal estar geral deste "estado de graça": enjoos, vómitos, tonturas, inchaços, estrias, etc, etc... Felizmente tanto agora como na primeira gravidez a fase dos enjoos resumiu-se ao primeiro trimestre. Quanto a retenção de líquidos e inchaços, vamos lá ver. Isso e rezar muito à Nossa Senhora das Estrias. Bom, mas hoje conto-vos o que se tem passado comigo.

Desde pequenina que sofro de enxaquecas. Já fiz múltiplos exames, já consultei ene especialistas e nunca detetaram uma causa. Tenho uma enxaqueca crónica, dizem. Quando descobri que estava grávida (tal como aconteceu na primeira vez) deixei de tomar a minha medicação diária. Não há estudos que comprovem que esse medicamento faz mal ao bebé mas também não sabemos se não fará. A gravidez é um estado ingrato no que toca a medicamentos porque, basicamente, não podemos tomar nada. Ao longo destes meses tenho tido crises constantes que me levam às urgências. Idas essas que terminam sempre com um "infelizmente não há muito que possamos fazer por si" e comigo a voltar a casa com os bolsos mais vazios mas, na verdade, pouco melhor. Passo dias seguidos com uma dor que não passa e tudo o que tenho à mão é um "simples" benuron. Muitas vezes não me sinto capaz de cuidar da Mel e não há sensação de impotência pior que essa. Quando conseguimos ter tempo de qualidade os três juntos sinto-me mal por não estar a 100%. Quando estou sozinha com a Mel ainda é pior. Fico desesperada para tomar a medicação mas só consigo pensar que aquele comprimido pode estar a fazer mal ao meu bebé. É ingrato. E chorar só piora tudo. Não desejo a ninguém. Na primeira gravidez acabei por deixar de trabalhar e ficar de baixa porque já não suportava aquele dia a dia. A meio da gravidez acabei por retomar a minha medicação porque os médicos acreditavam que seria um mal menor. Mas aquele peso na consciência continuou lá. Desta vez penso que o caminho será o mesmo. Para a semana tenho uma nova consulta, uma nova reavaliação. Vamos lá ver. Quanto mais tempo aguentar a este ritmo melhor para o bebé, pior para mim. 

Passaram por algo semelhante na vossa gravidez? Algum problema/doença que se tenha agravado? Se sim, um grande beijinho de força porque sei bem que não é fácil. 

Rita


9 comentários:

  1. Por aqui tive convulsões devido a epilepsia.
    Não tinha qualquer sintoma de epilepsia desde os meus 4/5 anos. Na altura não me foi diagnosticada a epilepsia.
    Agora com a gravidez voltei a ter sintomas, fiz exames e foi confirmado que tenho actividade epiletica durante o sono.
    Receitaram me medicação para evitar ter novas convulsões pois podem provocar aborto, mas a medicação pode gerar más formações... Em que ficamos? Reduzi a medicação em conjunto com o neurologista, e espero que não faca mal ao bebe. Contudo já me estou a preparar para não amamentar... Coisa que queria tanto, é o meu primeiro bebé :(
    Beijinhos para ti e para a Mel :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      Eu também tenho epilepsia diagnosticada há mais de 10 anos e faço medicação diariamente.Quando engravidei em 2016, o meu Neurologista foi ajustando a dosagem mas nunca interrompi o tratamento pois o importante era as convulsões estarem controladas para o bem do bebé e meu. Neste momento o meu bebé tem 7 meses, eu amamentei em exclusivo até aos 6 meses e correu tudo bem durante a gravidez. O medicamento que eu tomo é o Keppra (levetiracetam). Pelo que se sabe é seguro durante a gravidez e durante o aleitamento.
      Vai correr tudo bem consigo, vai ver. Fale com o seu Neurologista sobre querer amamentar.
      Felicidades

      Eliminar
    2. Olá! Lamento muito, não deve ser nada fácil. No entanto fala com o teu médico e consulta o site e-lactancia.org para saberes ao certo as medicações que podes tomar a amamentar. Esse site é recomendado por médicos (incluindo o pediatra da Mel) e é fidedigno e bastante útil. No meu caso por exemplo, a medicação que tomo habitualmente não é recomendada na gravidez mas posso tomá-la a amamentar. Beijinhos para vocês

      Eliminar
  2. Olá. Também sofro de enxaquecas sem causa conhecida, parece que é um mal que nos acompanha para sempre. Tenho um bebe de 5 meses, e quando pensei em engravidar deixei a medicaçao diaria e as enxaquecas voltaram. Felizmente durante a gravidez só tive 1 crise das grandes (uma medica uma vez tinha-me dito "engravide que isso passa). Agora elas estao a voltar, la tenho que recorrer ao benerons porque ainda amamento e quando o pai não está por casa lá tenho que chamar os avós para tomarem conta do pequeno, porque torna-se impossivel cuidar dele. Espero que isso passe em breve. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muitos médicos também já me disseram que em muitos casos as enxaquecas desaparecem durante a gravidez, já que nós mulheres passamos por tantas alterações físicas, hormonais,... infelizmente não foi o meu caso. Lamento, não deve ser fácil. Pesquise no site e-lactancia.org que medicamentos pode tomar estando a amamentar. É um site fidedigno, recomendado por médicos (incluindo o pediatra da minha filha) e pode ser muito útil. Há medicação que não é recomendada na gravidez mas que pode ser tomada durante o período de amamentação. Obrigada, tudo de bom para vocês.

      Eliminar
  3. Procure um osteopata! O meu marido é e já ajudou várias grávidas. Tem de ser um com conhecimento para trabalhar com grávidas...Caso queira posso recomendar alguns de confiança... Ninguém merece, muito menos nesse estado! Boa sorte!

    ResponderEliminar
  4. Mamãs, podem sempre consultar um site bastante fidedigno, basta colocarem a composição do medicamento (convém ser escrito em inglês ou espanhol) e o site vos dirá o risco que é esse medicamento para a amamentação!! O site é o e-lactancia!! Espero que de alguma forma possa ajudar, e perguntem sempre ao médico que vos assiste, por medicamentos compatíveis com a amamentação se assim o desejarem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o pediatra da Mel também mo recomendou. É uma boa ajuda :)

      Eliminar