sexta-feira, 13 de abril de 2018

Estou grávida e tenho gatos, e depois?

Tenho dois gatos: o Koy e o Ziggy. Se bem que um mais parece um cão. O Ziggy cava vasos de terra e vai para o nosso terreno horas a fio. Sai de casa de manhã e volta à noite, sem sabermos o que andou a fazer o dia inteiro. É um gordo autêntico, ao estilo do Garfield e, pois claro, adora comer. Têm um pêlo grande e comprido, lindo lindo, e passa a vida cheio de rastas. À noite vem sempre para o meu colo enroscar-se a mim, a pedir mimo. Fica lá uma ou duas horas. Se paro de lhe fazer festas, lá me dá umas turras. Tem olhos cor de âmbar. O Koy é o lord, o rei da casa. Antigamente era só ele e o Mr. Right. Talvez por isso seja o mais "anti-social". Viu-me chegar a mim, ao Artur, ao Ziggy, à Mel... e agora vem aí mais um bebé. Teve que levar com este bando todo, não é fácil. É igualmente lindo, de olhos amarelos. É magrinho! - eu chamo-lhe anorético na brincadeira porque é o único dos dois que volta e meia vomita aquelas bolas de pêlo (que no caso dele nunca são bolas, são uns tufos compridos). E vomita-me sempre aquilo onde? No tapete. Com taaaanto chão pela casa para ele tratar do assunto, ele escolhe sempre o belo e limpo do tapete. Enfim, avancemos. 

Quando engravidei da Mel comecei a ouvir que a gravidez e os gatos não são compatíveis. Ao que parece não podemos ter os gatos perto de nós porque são um mau presságio. Até podemos correr o risco de abortar se tivermos um gatinho em casa. Não podemos pegar neles ao colo porque pode fazer mal ao bebé! Bom, e é por essas e tantas outras tretas que muitas pessoas sofrem por antecipação e pensam - e infelizmente algumas chegam mesmo a vias de facto - livrar-se dos seus animais. 

Pessoas grávidas que têm gatos, prestem atenção aqui por um segundo: vocês só correm algum tipo de risco se não forem imunes à toxoplasmose (infeção causada por um parasita, o Toxoplasma gondii). Se já fizeram o exame no início da gravidez e são imunes, BOA! Têm uma data de coisas facilitadas na vossa gravidez! Não precisam de se preocupar com este tema, com carnes mal passadas nem com frutas e saladas fora de casa. Agora, se não são imunes - e voltando ao tema - o único cuidado que têm que ter é o de não mudarem a areia dos gatos. Se vivem sozinhas com ele(s), devem fazê-lo usando luvas e lavando as mãos logo de seguida. E nesse caso, durante a gravidez, então os gatos devem ser mantidos dentro de casa para evitar ao máximo a sua contaminação no exterior. 

E porque é que só corremos o risco de apanhar a infeção a mexer na areia dos gatos? Porque "a reprodução sexual deste parasita ocorre apenas nas células que revestem o intestino dos gatos. Assim, os ovos do parasita encontram-se nas fezes dos gatos" (retirado de saudecuf.pt). Se mesmo assim tiverem dúvidas, falem com o vosso obstetra. Não vamos alimentar mais mitos parvos, sim? Não vamos deixar que os nossos amigos de quatro patas sejam penalizados por algo que lhes seja completamente alheio. ATENÇÃO: Eu estou grávida pela segunda vez e compreendo perfeitamente que é muito complicado, bastante difícil até, estar tantos, TANTOS meses sem limpar a areia dos gatos. Mas nós mulheres, ao longo da gravidez já fazemos tantos sacrifícios, o que é mais um na lista? AHAHAHA. 

Rita 




2 comentários:

  1. Parabéns Rita pela abordagem de um tema tão importante durante a gravidez. Para quem tem gatos não é um bicho de 7 cabeças, o problema é os outros, de fora que têm sempre uma opinião a dar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o problema da desinformação, infelizmente... mas aos poucos as coisas começam a mudar :)

      Eliminar