segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Papa Livros #11 Racismo NÃO!

O racismo ainda está muito presente na nossa sociedade. É urgente educarmos as nossas crianças com bons valores, afinal, elas são a próxima geração. Empatia, respeito, compaixão devem tirar o lugar à agressão, violência e preconceito. Cabe-nos a nós, cuidadores, passar-lhes esta mensagem e dar-lhes o exemplo, todos os dias. 

Este é o livro infantil mais bonito que já li sobre racismo. Através de textos simples e ilustrações muito bonitas, transmite às crianças valores importantes e intemporais. 


Começa por explicar porque motivo temos tons de pele diferentes e fala abertamente sobre o preconceito e desigualdade que existe no nosso mundo. 




O final do livro, para mim, é excelente: indica às crianças o que é o racismo e o que podem fazer para o travar. Porque todos nós - desde pequenos - podemos e devemos manifestar-nos quando estivermos perante uma situação cruel e/ou injusta.




Acho que este é um tema que imperativamente temos que abordar em casa e nas escolas e este livro é um ótimo ponto de partida. A Mel adorou identificar no livro os tons de pele da família e dos amigos e ficou muito surpreendida ao saber que existem pessoas maltratadas por causa da sua cor de pele.

O livro é uma novidade da Nuvem de Letras da Penguin Livros e podem encontrá-lo à venda na Twinkle Little Store. Gostaram da sugestão? 

Beijos e mojitos,
Rita 

Sem comentários:

Enviar um comentário